sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

dia de nhoque

"Hoje é dia de nhoque!! O povo do escritório tá combinando de ir comer. Quer ir junto?"
Foi o que marido disse quando liguei pra combinarmos o almoço.
"Claro! Também quero ficar rica!!"
Bem, eu sou daquele tipo que não acredita em bruxas, "mas que elas existem, existem..." Além disso, adoro uma massa e adoro o pessoal, então, verdade ou não, a caminhada não seria perdida. E comi o tal do nhoque! hehehe.
Na casa da minha mãe, sim, é sagrado: todo dia 29 tem nhoque!! E tem toda aquela coisa de simpatia, come sete bolotas de nhoque em pé com um dinheirinho embaixo do prato. E, se a gente morasse lá no 'sul', acho que passaríamos na casa dela só pra fazer a simpatia (ela liga pra minha irmã passar lá depois do trabalho...rs). Às vezes, ela me liga perguntando se eu fiz a simpatia-do-nhoque. =D
Falando nisso, a minha mãe tem (leia-se inventa...rs) um monte de teorias relacionadas a sorte e eu me divirto muito! Por exemplo, ela diz que bolo de aniversário deve ser provado pelos convidados, nem que seja um pedacinho, pra dar sorte ao aniversariante. (Adivinha se ela não é uma formiguinha?? ) De qualquer modo, eu sempre como o bolo (adoro!!!) e penso que estou dando sorte ao aniversariante. Se a gente acredita, deve ser verdade, né?  ;-p
Como sou japa e fui criada com estes aprendizados (da mãe e dos costumes japas), meio que acredito naturalmente nessas mandingas e forças-do-além. Mas não deixo de fazer algo por isso ou por aquilo. Não sou adepta de simpatias. Passo debaixo de escada tranquilamente e até acho que gato preto tem um certo charme. 
Eu sigo algumas coisas, acredito em outras, mas, acima de tudo, acho isso divertido e interessante. Acho que as coisas acontecem como têm que ser. Mas não gosto da ideia de ficar de braços cruzados esperando o destino/mandinga dar certo. Acredito que as coisas são conquistadas 'no braço', com muito trabalho e suor. Se o anjinho da guarda for dar um empurrão, que seja por merecimento, sempre!
Mas, hoje, já que eu tinha que almoçar, o nhoque caiu muito bem! 
Aliás, sugiro que você que me lê agora, se programe pro próximo mês comer um nhoque. Ou outra massa que você goste, em algum dia do mês. Vai dar sorte!!! Acredite!!! No mínimo, você vai ter um almoço gostoso com pessoas legais. Isso já não é uma sorte e riqueza enormes??  
*Ü*

**Atualização: Minha mãe me ligou à noite e adivinhem? Ela disse que minha irmã e meu cunhado estavam lá,  afinal "hoje é dia de nhoque! Você comeu nhoque hoje, Harumi-tian?"  ;-)
.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ganbarê*, amiguinha!

Hoje me ligou uma amiga de muito tempo no meio da tarde, um interurbano e no celular, então já fui logo dizendo: Como você está? Tudo bem? Mas tudo bem MESMO?
E ela: Tá. É que hoje tá difícil de estudar e fazer esta matéria entrar na minha cabeça. Só liguei pra você me mandar estudar....
Eu: VAI ESTUDAR, GURIA!

E então, neste post eu quero dizer uma coisa sobre (e para) esta Guria.
Ela me conhece (e bem) há um tempão e ainda fala comigo. Ou seja, amigona mesmo! ;-) Até é madrinha e testemunha do meu casamento! Olha a responsa!....
E eu sempre brinco que ela é a minha amiga mais bem sucedida, afinal, é executiva de um banco, tem uma boa casa e um bom carro, e vai trabalhar de terninho.
Brincadeiras à parte, eu a acho bem sucedida mesmo. Mas não pelos motivos acima. Isso seria muito pouco. Eu a conheci na faculdade de arquitetura. Ela sempre foi muito CDF (eu tinha que falar isso!) e relutou muito para parar o curso.  Mas viu que não era "aquilo". Então, foi fazer o que queria, trabalhar com o que gostava.  Foi contra o óbvio, o de terminar qualquer coisa e ter um diploma. Ela é assim: luta pelo que acredita. E tem fibra!
Então, agora, ela decidiu voltar a estudar. Sabia que não seria fácil, que as tentações seriam grandes e muitas. E, além dela ser o que é, também tem um grande marido, que a apóia e entende(muito importante, hein?). E tem a mim, para mandá-la estudar, quando o desânimo pensa em chegar!  (^_^)

Olha, amiguinha, a vida é dura, mas as suas decisões valerão a pena. Eu SEI! Você não é qualquer uma e vai crescer muito com tudo isso! E vou parar por aqui, pois começa a ficar sentimental demais.... rsrs.
GANBARÊ* !!!
Beijoconas estaladas afundadas em cada bochecha!
(^3
.

*ganbarê é japonês e não tem tradução direta, mas é algo como "vamos lá, amiguinhooooo!!!" "não desista, fooorça!!!"

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

esmaltes coloridos...

A Ana já havia levantado a bola no blog dela. (veja aqui  )
Estes dias, eu até tinha pintado as unhas de rosa-chiclete! Ficou divertido! Mas como eu estranhava a minha própria mão, me convenci-a-mim-mesma que iria à festa do afilhado à caráter, já que se tratava de um evento "Anos 80" (a história da festa no post abaixo). Inclusive, lá pelas tantas, depois da festa, o afilhado parece que gostou e se entreteve com as minhas unhas coloridas! =D
E hoje, numa conversa pelo twitter com as queridas @anasinhana, @tchibi, @patymimo e @priscilarigoni (**), o assunto dos esmaltes coloridos reapareceu. Daí, que fui à manicure. Daí, que até peguei um azulzinho. Mas ainda sou muito contida...

E eu fui de rosa pink (de Rosa Floral, da Colorama, acho). E é o máximo que consigo me 'rebelar'. Uma das meninas ainda me disse pra começar pelas unhas do pé , com laranja, e vai colorindo cada vez mais... Mas daí é que não consigo mesmo! Meu pé é o mais conservador de todos! Sempre só vai de branquinho.... hahaha. 

Mas disso tudo, o que vale mesmo é a conversa descontraída com queridas. O que vale mesmo é se divertir num dia nublado como hoje! O que vale é sorrir (e rir) com uma conversa despretensiosa que até virou post! 
Como disse a Ana, no seu blog: "Acho que cor de esmalte entre as mulheres é tal como futebol entre os homens: um assunto universal, nivelador, que agrega desconhecidos e os torna melhores amigos de infância instantaneamente."

(^_^)v

(**) as meninas têm blogs e/ou sites e também são arteiras:
* Priscila Rigoni --> www.severina.com.br
* Ana Sinhana --> www.anasinhana.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

genius com brigadeiro

Domingo passado aconteceu a festinha de um ano do meu afilhado. Como ele é o primeiro neto e sobrinho da família, já imaginam a paparicação, né? Foi uma festa muito gostosa, desde os preparativos até o evento em si. Cada um teve a sua participação especial e foi realmente uma festa em família com amigos queridos!

O tema escolhido para a festa foi `Anos 80`. A mãe queria algo que divertisse os pequenos, mas algo com que os adultos também se identificassem, afinal eles seriam maioria. E nada melhor que os anos 80, com seus games, desenhos, músicas e muitas cores. A minha comadre é designer, então já viram que rolou muita coisa hand made (adoro!), pensado nos mínimos detalhes, tudo simples, mas com muito bom gosto! Ela se empenhou na decoração do salão!
Na mesa, tubinhos de acetato com personagens dos desenhos animados da época recheados com guloseimas. E um cubo com quiz dos desenhos e programas de tevê dos anos 80, que foi muito divertido para os adultos (quem se lembra qual o reino do He-man?). Nas paredes, bexigas de cores lisas, deixando tudo bem colorido. Na entrada do salão, uma mesa alta com maletinhas cheias de brinquedinhos (óculos coloridos, nariz de palhaço, língua de sogra etc) para as crianças levarem para casa. Além disso, um tubão com outras tranqueiras para brincar na festa.


Na mesa do bolo a participação especial da madrinha (esta que vos escreve) com a confecção da toalha. O padrinho fez a sua parte procurando os desenhos, dando sugestões diversas, fazendo o almoço quando eu estava atracada na máquina pra acabar em tempo. No barrado da toalha foram aplicados personagens dos joguinhos do Atari, mais especificamente três deles: Pac Man, Mario Bros e River Raid. Foram estes que inspiraram a brincadeira da Sati Patchwork, que teve três ganhadoras (a Luciana, a Ilsa e a Simone)!!! No topo da mesa, um Genius, para fazer par com o bolo de brigadeiro que tinha o mesmo desenho.


A trilha sonora e desenhos antigos no telão divertiram todos os convidados, tanto adultos quanto pequenos. A montagem destes clipes contou com a participação especial da outra tia.
Para que nós pudéssemos arrumar o salão, entrou em cena a participação especial dos avós, preparando o almoço antes da gente sair de casa, cuidando do aniversariante e  arrumando-o para a festa.
E foi assim a festa do afilhado, divertida, com todo mundo participando, muita cor e alegria!
*

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Engraçado é divertido!

Hoje, comprei um suco e resolvi sentar num banco na calçada. Marido, meio contrariado, me acompanhou. 
Marido: É meio esquisito sentar assim no meio da rua, né, amor? 
Eu: (...)
Marido: As pessoas passam e ficam olhando pra ver o que a gente tá fazendo... É engraçado...
Eu: Por isso que é divertido!!!  *Ü* 

*

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

de roupão, no elevador

Hoje, peguei o elevador com uma senhora toda paramentada para a aula de natação/hidroginástica: chinelos, maiô, roupão e uma bolsinha que devia conter a toalha e a touca. Como moro perto da praia do Flamengo e de uma academia de natação, não é incomum ver senhores e senhoras na rua, indo para seus exercícios diários inclusive com toucas, como se estivessem andando no quintal de suas casas.  Assim é o Rio de Janeiro!

Na minha cabeça de curitibana, ainda me surpreendo quando vejo estas cenas, como hoje.  E, quando isso acontece, penso que foi bom ter vindo morar no Rio.  É bom aprender a relaxar e não dar tanta importância ao que os outros pensam.
Sempre penso no trechinho do abaixo, parafraseando Wear Sunscren (Use filtro solar, em português), de Mary Schmich:

"More uma vez em Curitiba, mas vá embora antes de endurecer
More uma vez  no Rio, mas vá embora antes de amolecer"


*

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ADIVINHA O QUE É?


A Sati Patchwork está confeccionando uma toalha de mesa para um aniversário muito especial:  é o primeiro ano de vida do Murilo! E, para que a comemoração seja completa, que tal fazermos uma brincadeira?

A figura acima é uma montagem com partes de personagens de 3 games dos anos 80. Quais são estes games?

Vale responder até o meio-dia de 22 de janeiro de 2010. Mas tem que acertar os três games, hein?
As respostas certas vão concorrer a um mimo da Sati Patchwork.

E então? Quem sabe?
Um, dois três e já! VALENDOOO!!!!

*Integrantes das famílias Pavoski de Lima e Noboru Sakamoto não poderão participar.
.
E a resposta certa é: Pac Man (ou come-come), Mario Bros e River Raid.

**update: Três foram as ganhadoras: Luciana (olha ela aqui), Ilsa e Simone. Obrigada a quem participou!!!
**update 2: quer saber da festa do afilhado? veja aqui

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Kit de Verão que ganhei

Vocês lembram das minhas sortes de fim de ano? Pois é, em dezembro de 2009 eu participei de alguns sorteios do Twitter e ganhei dois!
Um foi a ilustração da Cecília( @meninafeliz / site da cecis) para o meu twitter que ficou muito charmoso (veja em @satipatchwork). Linda, linda!

E eu tinha prometido mostrar o kit da Mary Kay que ganhei da Lívia(@lischmoeller ) , né? Na verdade, chegou antes do Natal, mas a correria foi tanta que só agora estou postando. Aqui está:
 
O mini kit de proteção solar Mary Kay é composto por:
* Protetor Solar FPS30, sem óleo (marrom)
* Gel Restaurador Pós-sol (azul)
* Brilho para os lábios Nourishine (com tampinha metálica)
E agora vou curtir o verão carioca toda faceira!!!Obrigada Lívia!

*Ü*

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

conselho de mãe

Dia desses, estava conversando com minha mãe, me lamuriando do cansaço de final de ano e dos (malditos) afazeres domésticos, como a louça que se acumula na pia. Contei que, às vezes, eu e marido ficamos jogando um pro outro a tarefa de dar um fim no monte-sujo-do-dia que insiste em aumentar na ala sul do apartamento. Foi quando veio o conselho de mãe:

"Harumi-tian*,  compre uma máquina de lavar louça logo! Não vale a pena brigar com seu marido por causa disso!"

E quem pode discordar da sabedoria de mãe?
;-)

*Tian (pronucia-se tián) é um sufixo colocado após o nome das meninas quando crianças. E como todos sabemos, mesmo casados, com filhos e velhinhos, seremos sempre "as crianças" diante de nossos pais. *Ü*
.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Cilada de Ano Novo

Nesta época de final de ano acontecem algumas ciladas, principalmente na área familiar. Bem, eu sempre achei que isso era história, ficção da vida dos outros. Até que aconteceu comigo....

Após as festas de Natal e Ano Novo, das comilanças e tal, estávamos relaxados, tentando curtir os últimos dias na terrinha. Meus pais foram pra casa de um tio no litoral já na saída do almoço de Ano Novo. Como ainda era sábado, aproveitamos pra passear um pouco pela cidade, almoçar com minha irmã e meu cunhado, num clima de descontração.
Eis que, na enrolação de ir dar um 'Oi' pra madrinha da minha irmã  e ver as fotos da última viagem dela, vem um telefonema do meu pai. Um outro tio nosso (irmão da minha mãe) chegou de terras longínquas, de supetão, e estava na portaria da casa dos meus pais. E agora?? A gente nem vê estes parentes há tempos! Vamos ter que ficar lá, fazendo sala?
Lá fomos nós quatro, abrir a porta pros parentes, arrumar o quarto e acomodá-los até meus pais chegarem na manhã seguinte. Eu até pensei em sugerir para dormirmos lá em vez de voltar pra casa da sogra, mas marido já estava cansado e sem nenhuma cara de querer 'fazer o social'. Na verdade, eu também não estava a fim, claro....
Entramos na casa arrumando as coisas largadas na saída às pressas dos donos da casa. Fizemos um suquinho, conversinha mole, sugestão de roteiros turísitcos da região e já ia sugerir sair para jantar, quando eles resolveram ir embora.
" Ah, mas vocês não vão dormir aqui?"
" Fiquem, meus pais voltam amanhã logo cedinho."
" É, imagine, a gente arruma as camas pra vocês."

Mas eles não ficaram (ufa!). Foram pra um hotel.
A coisa foi tão inesperada, que nos despedimos e nem soubemos o que vai rolar amanhã. Ligamos pro meu pai, pra contar o que houve e que, talvez, eles nem precisem voltar correndo pra casa.
Depois que eles se foram, a gente ficou no sofá, tomando o resto do suco, olhando um pra cara do outro e rindo, ainda sem acreditar na situação.Fala sério!!

Ainda bem que a minha cilada nem foi tão cilada assim. No final, dentre mortos e feridos, sobreviveram todos. Marido é que ficou um tanto irritado ("Que coisa, nem ligam pra ver se tem alguém em casa..."), já que as coisas na família dele não são assim. Já eu, achei inconveniente, claro, mas muito comum vindo deste lado da família.... kkkk.