quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mandingas de Ano Novo

- O que vamos fazer para o Ano Novo?
- Ah, sei lá... Vamos ver... Podemos fazer um peixe, pois tem que ser algo que fuça e não que cisca, né? Ah, tem que ter algo com lentilha, pra dar sorte...
- Ok, então eu levo um arroz com lentilha, tá? 
No dia 31, após a janta, a trupe desceu para a praia, para ver os fogos e brindar o novo ano! Ah, na sacola levaram uvas para comer e guardar as sementinhas, pra dar sorte ou chamar dinheiro ou qualquer coisa boa pro ano que chega!
Visto os fogos, brinde feito, uvas comidas e sementes guardadas, alguém lembrou que precisavam chegar mais perto da praia e pular as sete ondinhas. Na hora, ninguém soube afirmar direito se era preciso fazer um pedido para cada onda ou só o fato de pular já era pra trazer tudo-de-bom pra vida. Fato é que as ondas foram puladas, contadinhas, correndo o risco de levar caldo de roupa e tudo (olha o gramúr), pois o mar estava um tanto agitado naquela noite...

(atualização: a pessoa que vos escreve pulou as ondas de sandália e tudo,  quem sabe assim dá mais sorte, né?)
***
O mais engraçado de tudo isso, e o motivo desta postagem, é que o grupo acima não é supersticioso! Acreditem se quiser! (hahahaha) Bem, mas na hora da passagem de ano, tem coisas que não podem faltar, isso é certo! E, se é pra acreditar que teremos um bom ano, tá valendo! (Vocês também fazem alguma mandinga? Me contem!)
Eu, já tive a grande sorte de passar o Reveillon com pessoas queridas, vendo os fogos de Copa (ao vivo! LINDO!), e, de quebra, tendo crise de gargalhada em plena areia! Se na minha primeira meia-hora de 2011 já foi divertido assim, imagine o resto do ano! Não tem como não ser ÓTIMO!!! (^_^)
Então, um brinde ao novo ano! E às muitas histórias boas que teremos para contar dele!!! \*Ü*/
Fogos de Copacabana (foto de Carolina Secches, 2011)
 *Já falei das superstições na minha vida algumas vezes aqui no blog: sobre o Dia do Nhoque, a história do Fantasma da Meia e a devoção à Nossa Senhora da Vaga
.

5 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Olá, Harumi!
Este ano eu me vesti de rosa!
Feliz 2011 pra você. Um abraço da Cecilia.

Cós de Minas disse...

Querida,

Com todas essas faltou a do Leandro Hassum: já que a onda levou o barquinho de iemanjá, ele amarrou uma nota de R$50.00 para ela comprar o que quiser, já que espelhinhos e pó de arroz não s~qao presentes para a rainha do mar! rs........
Vou marcar o Dia de Meninas e a gente se encontra!Bj

Mi Asanome disse...

oi, há! que bacana a sua história de ano novo!
e vc q é japinha também, faltou falar do ozoni... minha família costuma tomar essa sopa, que tem de ter um pedaço de moti dentro, todo dia primeiro de janeiro, pra dar sorte durante todo o ano! : )
bjocas,
mi

harumi disse...

oi, MI!
ah, eu adoro ozonni, mas não sei fazer! na casa da minha mãe tem todo ano-novo, assim como outras comidinhas japas de reveillon.
Mas agora você me deu uma ideia: vou aprender e fazer sempre aqui em casa. Acho que dá sorte em qualquer época do ano, se a gente acreditar, né? Sem falar que é uma delicinha!
beijocas.

harumi disse...

Cecília, sabe que eu tb me vesti de rosa este ano? beijocas.

Cláudia, boa ideia esta, hein? até o Dia das Meninas! bjk