terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cara de cogumelo

Dia desses, um amigo disse que comprou uns shiitakes frescos lindões:
- Harumi, você vai saber como me dizer para prepará-los de uma forma bem gostosa e especial!
Se eu tenho cara de cogumelo, de glutona ou de grande cozinheira, não sei. Mas que eu tenho uma receita fácil, delícia e que faz bonito, isso eu tenho!!! ;-p

Eu aprendi esta receita com o meu primo, que é chef e dono do Quadra Contemporânea, restaurante delícia em Palmas, que super-recomendo. Como não anotei direito na hora, não lembrava dos detalhes, mas deu certo! Fizemos assim:


Lavei dois shiitakes frescos de bom tamanho, tirei o talo com uma faquinha pontuda (dessas de frutas) e coloquei o chapéu (do cogumelo) em uma forma, com a parte lisa para baixo (como se fosse uma cumbuquinha).
Liguei o forno em 180º para pré-aquecer.
Maridôncio picou o talo e refogou com um pouco de manteiga (acho que pode ser em azeite, pros intolerantes a lactose). Achamos que estava meio 'ralo' e acrescentamos umas ervilhas congeladas. Temperamos com sal. É bem rapidinho.
Colocamos, com cuidado e com a ajuda de uma colher, este refogado na 'cumbuquinha' de cogumelo. Salpicamos um pouco de queijo ralado e colocamos no forno por 20 minutos.


Enquanto espera, dá pra preparar uns bons drinks. Ou abrir um vinho. Ou servir uma bela cervejinha. Ah, você vai dizer, mas hoje é terça! E daí? E tem dia certo para se curtir a vida?

Shiitake lindão, acompanhado de carne em tiras com moyashi e paçoca de carne (lá do norte). Ah, e um bom vinho, claro.